icone-face icone-podcast icone-rss

História

foto igrejaA Igreja Presbiteriana de São Caetano do Sul pertence à Igreja Presbiteriana do Brasil. O Trabalho Presbiteriano em nosso país começou em 1859, quando o missionário americano Ashbell Green Simonton chegou de navio ao Rio de Janeiro. Foram muitas lutas até conseguir formar, em 1862 a Primeira Igreja Presbiteriana do Brasil. De lá para cá muitos missionários vieram e as igrejas presbiterianas se espalharam pelo nosso vasto país.

Em janeiro de 1961 o Presbitério Paulistano reuniu-se em Santos, onde recebeu um ofício assinado por um grupo de irmãos da Igreja Presbiteriana de Filadélfia. Este ofício solicitava ao Concílio a organização de uma nova Igreja Presbiteriana na cidade de São Caetano do Sul...

Face a esta solicitação, e uma vez constatada a possibilidade da manutenção dos trabalhos, resolveu-se organizar a Igreja Presbiteriana de São Caetano do Sul no dia 18 de março de 1961. Convocou-se uma assembleia com os membros que assinaram o Ofício ao Presbitério. A Assembléia aconteceu às 15 horas do dia 19 de março de 1961, no mesmo local, quando foram eleitos, ordenados e instalados, presbíteros e diáconos , completando assim a organização da Igreja.

O Primeiro Conselho eleito em 1961 contou com os então presbíteros Pedro Daniel de Souza, Durval de Barros Correia, Jair Rose, José Alvarenga Toledo, João Mateus, João Onofre da Silva e Elpídio Rodrigues Biano.

A Primeira Junta Diaconal eleita foi formada por Aldo Milano, Isaac Malta dos Anjos, Leonardo de Campos Júnior, Nicodemus Lázaro Boldori, Oswaldo Filiettaz, Ricieri Parisi Balante, Marcílio de Oliveira, Ulisses Bernardino de Moraes, Francisco Marques e Pedro Batista Leite.

Na época foi apresentada uma relação contendo os nomes de 104 membros que queriam ser arrolados na Igreja em organização, mas ao final, houve o arrolamento de 154 membros maiores e 83 membros menores, transferidos da Igreja Presbiteriana Filadélfia desta cidade.

Muitos foram os que contribuíram e continuam a contribuir como pastores para o crescimento de nossa Igreja, sendo eles os seguintes:

Ludgero Machado – 1961 à 1976

Paulo Freire – 1977 à 1982

Em 1983 a Igreja ficou sem Pastor Efetivo

Rubens de Souza Castro – 1984 à 1990

Neuci Silva – 1991 até hoje, tendo por auxiliares:

·       Alexandre Rocha Petenati – 1993 à 1995

·       Weslei Damaris Eller – 2003-2005

·       Márcio Augusto César Pereira – 2005 a atual

·       Evandro Luiz da Silva – 2009 a atual

 

Que o nosso Deus tenha em conta os nossos pastores e todos aqueles que trabalharam e trabalham em nossa Igreja e toda a sua comunidade...

icone-pin  Rua Heloísa Pamplona, 177 - São Caetano do Sul - SP        icone-fone  +55 11 4221 1102